domingo, 22 de julho de 2012

Tabuleiro e Esponja

  No tabuleiro assam-se os bolos. Com a esponja extraímos o que resta, depois de comido o bolo, o tabuleiro está sujo. Enquanto o tabuleiro está com o bolo, comemos e repetimos, repetidas vezes. Quando acaba o bolo, só resta o tabuleiro para ser lavado, para poder ser usado outra vez. Não importa qual o bolo tenha sido assado ali, quando o bolo acaba, é apenas mais um item da louça a ser lavado. Se demorarmos a lavar, a sujidade sairá com mais dificuldade. Para falar a verdade, comer o bolo é ótimo, mas lavar o tabuleiro parece um castigo. No meu caso, tenho que lavar o tabuleiro, porque lá em casa quem faz o bolo é a minha esposa, como gratidão pelo excelente bolo que ela faz, lavo o tabuleiro. As vezes protelo a tarefa, mesmo tendo comido o bolo quase inteiro, lavo o tabuleiro com alguma preguiça. Não vou cumprir essa missão sozinho, a esponja vai ajudar-me, sabendo utilizá-la, será de grande valia. 
  Na vida, o nosso corpo, o nosso espírito e alma, são tabuleiros. Neles preparamos os nossos sonhos, neles colocamos todos os "ingredientes" que temos em nossa "dispensa", para podermos servir algo a quem amamos, compartilhar algo com quem convivemos, mostrar ao mundo todo do que somos capazes. Nos esmeramos para que o "bolo" saia perfeito, e quem dele prove, diga: Que delícia! Fabuloso! E com isso, enchamos nosso ego.
  Só não podemos esquecer, que sem Deus, sem o toque do Espírito Santo, sem Jesus, somos apenas um tabuleiro sujo. Todo dia é dia de usarmos a "esponja" da oração, da refexão e resignação para limparmos os defeitos do nosso caráter, as nossas falhas, as nossas imprecisões. Precisamos estar limpos para podermos "servir" outra vez. Quando a euforia do "bolo" acabar, precisamos gastar tempo usando a "esponja". Não é castigo, não é humilhação. É tão somente a sensatez de lembrarmos que certamente vamos precisar novamente do "tabuleiro". Não se esqueça, use: água e sabão!  Esses ficam para próxima.

Saia da internet e vá lavar o tabuleiro, rs
Andre Luiz


Sem comentários:

Enviar um comentário