terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O tanque de Betesda e o culto ao disfarce

"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
  Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda".

 Jesus não interrogava as pessoas, ia sempre direto ao ponto principal da vida das delas. Embora fizesse perguntas aparentemente óbvias, eram necessárias para que os doentes fossem curados. Ele não obrigava ninguém a ser curado, apenas mostrava-se disponível para operar, em quem quer que fosse e no que fosse preciso.
 Jesus apenas perguntou se o enfermo queria ficar são, entretanto, o enfermo não cessou de dar inúmeras explicações. Uma simples pergunta, porém feita a alguém que ainda não sabia que podia ficar curado.
 Jesus hoje está perguntando ao drogado, ao mentiroso, ao adúltero, ao corrupto, ao desobediente, ao descontrolado, ao covarde, ao preguiçoso, ao injusto, enfiam a todos nós nas nossas fraquezas:  Queres ficar são?
 A vida de muita gente não é uma resposta direta, de quem deseja ficar curado. Muitos vivem um disfarce e tentam no máximo melhorar a qualidade do disfarce ao longo da vida. Parece que a grande aventura, não é a cura, mas o culto ao disfarce. Vivem escondendo a ferida, dando muitas explicações, cuspindo amargura e dizendo: Peço perdão, estou doente!
 O ser humano coloca a culpa em tudo e em todos, como desculpa para não mudar, não entendendo que o nosso milagre não vem de homens, mas do Filho do Homem, que nasceu para promover a redenção, sendo portanto, filho da necessidade humana.
 Estamos sempre a nos compararmos com os outros, contudo, desprezamos que na verdade a nossa vez não atrapalha a vez de ninguém e nem o contrário acontece. Somos seres únicos aos olhos de Deus, a nossa hora é só nossa, e pode ser agora!
 O nosso milagre não está na água parada que as vezes é agitada. O sobrenatural está em Jesus que é a fonte das águas vivas. As águas Dele, nos renovam porque são sempre novas como a água de uma fonte. Enquanto o homem envelhece, esquece, protela, mente, promete e não cumpre, Ele é eterno.
 Mas qual é a nossa parte nesse processo de cura? O que nos cabe nessa Terapia de Cristo?
 Levantar, não podemos ficar na mesma posição e com as mesmas atitudes, temos que andar, é na caminhada do dia a dia é que vamos sendo transformados pelo Evangelho, não há mágica e nem feitiços no processo e precisamos carregar o nosso leito, a nossa cama que antes, era símbolo de vergonha, passa agora a ser testemunho de cura, o opróbio torna-se troféu. O ex-doente agora compartilha com os doentes que Ele cura. É por isso que escrevo, é a dívida a pagar, de quem escapou do leito é a gratidão de tornar-me filho do sobrenatural.

Carregando a cama,
E andando sem disfarce 
Andre Luiz
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário