sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O pleito de Sião

 Originalmente era o nome dado à fortaleza jebusita (Jebus), próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi.
  É um termo arcaico referente à seção de Jerusalém que pela definição bíblica é a cidade de Davi. Após a morte do rei Davi, passou a se referir ao monte em Jerusalém, o monte Sião, onde se encontrava o Templo de Salomão. Depois disso, Sião foi usado para simbolizar Jerusalém e a Terra Prometida.

O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó.
Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.)
Salmos 87:2-3


  Citada mais de 150 vezes na Bíblia, significando "fortificação".

  Na Bíblia, Sião éa cidade de Davi e a cidade de Deus. À medida que a Bíblia progride, a palavra Sião deixa de ser apenas uma referência à cidade física e passa a assumir um contexto espiritual.

Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.
2 Samuel 5:7


O uso mais importante da palavra Sião é em seu sentido teológico. Sião é usada figurativamente como povo de Deus.

Também virão a ti, inclinando-se, os filhos dos que te oprimiram; e prostrar-se-ão às plantas dos teus pés todos os que te desprezaram; e chamar-te-ão a cidade do SENHOR, a Sião do Santo de Israel.
Isaías 60:14


No novo testamento:

Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
1 Pedro 2:6


 O monte Sião é um assunto muito importante nas Escrituras. Representa o coração e o centro dos pensamentos de Deus com respeito ao homem e a terra. Para termos o quadro completo devemos procurar a 1ª menção do Monte de Sião e a última menção do mesmo.

 1a menção: O começo do reinado De Davi. Um rei segundo o coração de Deus. passou por um tempo de provaçãoes antes de ser rei. Esse tempo é o caminho da cruz. Davi converteu-se em um rei segundo o coração de Deus. Isso aconteceu quando chegaram ao fim os seus próprios recursos.O 1º ato do reinado de Davi:

Subiu contra a fortaleza de Sião. De um ponto estratégico não era algo muito importante. Haviam outras cidades maiores e mais importantes. A própria Hebrom, Mas Davi era um profeta! Era a inauguração do reino de Deus no antigo pacto com Israel.

UNGIDO » REI » MESSIAS » CRISTO

»  A tomada da fortaleza de Sião apontava para Jesus Cristo.

PQ? Os assírios, os egípcios, os babilônios, os medo-persas, os gregos, os romanos, um após o outro contra Jerusalém, tentando arrebatar a Sião das mãos do Deus de Israel e do Povo de Deus. Simplesmente porque Sião é a controvérsia pelo governo e domínio da Terra.

SATANÁS » SERPENTE » AP 12 DRAGÃO ESCARLATE » Cresceu e construiu civilizações, impérios e nações, ele cresceu junto com o homem sobre a terra.

» O pleito de Sião é: A quem dará o homem o seu coração? A Deus ou a Satanás?

» Não podemos reinar com Ele se não percorrermos o caminho da cruz até o final. Isto significa seguir a Cristo.

» Davi é uma prefiguração pálida do Filho de Davi - Jesus Cristo

 O TRÁGICO FIM DE SAUL

"Naqueles dias os filisteus reuniram suas tropas para lutar contra Israel" (I Sm 28:1). Saul apavorado, "Consultou ao Senhor, mas este não lhe respondeu nem por sonhos, nem por Urim nem por profetas" (V.6) Então ele recorreu a uma médium para receber informação sobrenatural, apesar de ele mesmo ter banido de Israel aqueles que praticaram a necromancia, prática comum entre os cananeus, mas que era expressamente proibida por Deus (LV 19:31; 20:6,27; Dt 18:10-14) I Cr 10.13,14

" A que profunda degeneração Saul deve ter descido para pensar em arrancar do inferno as informaçãoes que o céu lhe havia recusado". Gillermo J.Reane

Saul nunca fora um homem espiritual; ele não entendeu a vontade de Deus, nem entendeu a si mesmo. Era impetuoso, tornou-se orgulhoso e desobediente e não deu ouvido aos conselhos de seu melhor amigo Samuel. (Paul Hoff).

OS TRIUNFOS DE DAVI 2 SM 5-10 E 1 CR 11-19

» Estabelecer o reino significava: derrotar os inimigos de Israel e delimitar fronteiras, para que o povo tivesse segurança. Até a época de Davi, o território de Israel estava limitado à região montanhosa da Palestina. As ricas planícies estavam nas mãos dos povos cananeus.

» Em uma sequência de batalhas, Davi destruiu o poder dos filisteus, os principais inimigos de Israel desde os dias de Sansão (2 Sm 5; 8; 10).

» Na sequência de batalhas, Davi passou a dominar também Moabe e Edom.

Davi subjulgou uma série de Estados, tornando-os vassalos e formando uma zona de segurança ao redor de Israel contra os inimigosmais distantes.

Edom, um desses estados, tornou-se uma rica fonte de ferro para Davi. Além da matéria-prima, esses Estados também passaram a oferecer mão-de-obra especializada no manuseio de metais, técnica que Israel até então não dominava - o monopólio de ferro havia sido um "trunfo" para os filisteus durante longo período.

O território de Israel foi ampliado enormemente., 96.540 km2.

Com Davi, o povo deixou de ter uma identidade estritamente tribal e passou a enxergar a si mesmo como uma única e soberana nação.

Estabelcer Jerusalém como sua cidade real e como capital da nação foi uma das realizações mais relevantes do reinado de Davi.

ANTES DE DAVI
 
  • Governo dos juízes
  • Anarquia e Guerra Civil
  • Confederação de tribos desunidas
  • Pobreza/Pouco desenvolvimento tecnológico
  • Vassalo dos reinos/Palestina
  • Adoração Descentralizada
  • Paganismo
DEPOIS DE DAVI

  • Monarquia
  • Governo Centralizado
  • Nação unida / Único rei
  • Riqueza / Desenvolvimento da Idade do Ferro
  • Posição de Conquistador
  • Adoração Centralizada
  • Observância dos padrões de culto da lei mosaica
DAVI X SAUL

  • Davi tinha essência 1 Sm16  - Saul tinha aparência 1Sm 9:1
  • Tinha Riqueza Espiritual 1Sm 17:28/13:14 - Tinha Riqueza Material 1Sm 9:1-2
  • Vivia desafios 1Sm 17:22 - Atrás de bagagens 1Sm10:22
  • Honrava à Deus 1Sm 17:26 - Buscava própria honra 1 Sm 15:30
  • Arrependia-se 2 Sm 12:13 - Arrumava desculpas/ buscava culpados 1Sm 15:19-21
  • Influenciado pela Palavra 1Sm 24:10 - Não tinha intimidade com Deus 1Sm 15:15
  • Amigo de Deus Sl 42:1 - Rejeitado por Deus 1Sm 15:26/ 16:1

» Eles tomaram caminhos diferentes: caminho da desobedência X caminho de arrependimento e da santificação. Enquanto um queria edificar palácios o outro queia edificar templo ao Senhor. Um queria ser rei o outro tinha Deus como seu Rei. Saul morreu atirando-se contra própria espada , enquanto que Davi em ditosa velhice.













Sem comentários:

Enviar um comentário