sábado, 5 de janeiro de 2013

A Peregrina

    A saga dos primeiros colonizadores, discorre-nos um episódio sobre A Peregrina. Às vésperas do "Descobrimento do Brasil", castelhanos e portugueses "dividiram" o novo mundo entre si. Fora da partilha, os franceses não validaram tal divisão, explorando assim o desguarnecido litoral do que seria o Brasil. Astutamente os portugueses ao atracarem ao pé da nau francesa chamada A peregrina, armaram uma estratégia para prenderem os franceses e apreenderem tudo o que estivesse na Peregrina. 
   A espetacular captura da Peregrina, foi a gota d água para Portugal entender que teria que apressadamente colonizar o Brasil, já nesta altura descoberto a mais de trinta anos. Diante do exposto, e sem a ideia de Brasil, Portugal inicia então o período das Capitanias Hereditárias.
      Por vezes na nossa vida não damos valor aos territórios que descobrimos, não damos valor ao emprego conquistado, ao casamento tão sonhado, aos amigos de longa data... Quando isso acontece, "piratas" que não reconhecem o nosso Tratado de Tordesilhas, avançam para explorar nossas riquezas.
     É tempo de capturar A peregrina, é tempo de frustrar os planos do inimigo e apressadamente povoar as nossas conquistas com todo o nosso carinho e esmero. O que é nosso precisa ser bem cuidado, nossas conquistas precisam ser semeadas com o que há de melhor para que adiante possamos colher.

  Xô Peregrina 
  André Luiz 

Sem comentários:

Enviar um comentário