sábado, 4 de agosto de 2012

Madagascar 3 - Resenha

  Filme de criança, nunca é só um filme de criança. Na nossa mente fica a ideia de que estamos fazendo um "favorzão" para os nossos filhos, levando-os ao cinema. A surpresa é que Deus fala conosco, até quando vamos ao cinema para assistir um "filme de criança".
  Dormi nos primeiros minutos, aproveitei os óculos 3D para disfarçar, e pensei que estava fazendo a "boa ação do dia". Subitamente eu despertei, afinal, tinha que fazer valer a pena, aquele tempo de "confinamento". Para minha surpresa, deparei-me com uma estória interessante.
  Os animais queriam voltar para o Zoológico em Nova Iorque e pegam carona num comboio do Circo Zaragoza, eles mentem dizendo-se circenses para conseguirem a boleia, a bordo do comboio,  percebem que o tal circo estava falido e desmotivado. Aos poucos, os bichos "mentirosos" se envolvem com a paixão circense e devolvem o entusiasmo ao grupo original e pensam com isso, que estão mais perto da conquista do objetivo: regressarem para a América. Todavia, são surpreendidos pela nova experiência, envolvendo-se cada vez mais.
  As vezes é assim que nos sentimos, estamos como que confinados numa espécie de "zoológico", estamos presos, mas tememos pela desconhecida liberdade. Mudar de país, talvez de trabalho, sair de um relacionamento que mais parece uma prisão, sermos empreendedores. Por vezes, nos sentimos falidos e frustrados, sem encontrar força para uma nova experiência. Só uma coisa pode alterar nosso status quo: PAIXÃO.
  Calma, não estou a falar daquilo que um homem diz sentir por uma mulher (estranha) e coloca em risco uma família (casamento, filhos, lar), não estou a falar da adolescente que foge de casa com um rapaz que pouco conhece, abre mão de uma vida equilibrada e que sem pensar coloca tudo a perder (voltando sempre arrependida para o colo da mãe). Não é disso que eu quero falar.
  A paixão em questão, é aquela que faz-nos desconhecer as impossibilidades, é aquela que nos enche de esperança, é aquele entusiasmo que nos arrebata e faz os nossos olhos brilharem,  a Fé que faz-nos sonhar e lutar no plano da realidade, nos resgata da inércia para conquistarmos o pretendido alvo. No filme, o circo é formado apenas por animais, eles não "pensam" mas, o instinto leva-os aonde a razão jamais iria chegar. Esse é o recado. Pensamos, pensamos, e nunca fazemos. Fazemos, fazemos, porém fazemos de qualquer jeito, sem nenhuma paixão. Paramos, desistimos, olhando para o passado. Nos isolamos porque temos medo de ousar. Mentimos para fugir de nós mesmos. Tememos a verdade, porque ela nos obrigaria a demonstrações de coragem. Às vezes sentimos saudade da infância, porque os desafios da fase adulta, nos assustam. Adulamos a nossa esposa, em vez de mudarmos naquilo que tanto a incomoda. Vamos nos desculpando da vida, sem nos entregarmos a ela, fazendo o que quer que seja, de todo o coração.

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor, e não para homens". Cl 3:23
   
 
Ouvindo a Ele
Até em Madagascar
Andre Luiz 

Sem comentários:

Enviar um comentário