sexta-feira, 10 de agosto de 2012

James Joyce X Paulo Coelho

  Os mais "intelectuais" por vezes me frustram! Parece-me que a coisa mais ignorante que existe é não darmos o direito às pessoas de expressarem suas opiniões. Paulo Coelho não é "santo" mas tem direito de tecer os comentários que achar que deve fazer, sem precisar ser ofendido por isso.
   Acho que a maior parte das pessoas que estão a zombar da crítica que ele fez ao Ulysses do James Joyce, nem nunca leram o livro, ou não tem sequer uma opinião formada sobre o assunto. Só posso pensar assim, uma vez que não vi ninguém refutá-lo com argumentos. O ser humano é assim, produto nacional não presta. Tudo o que os estrangeiros escreveram deve ser cultuado, está acima do bem e do mal. Seria bom que o povo opinasse, criticasse e não se rendesse aos medalhões da literatura.
  O que ninguém percebeu é que não dá para comparar James Joyce com Paulo coelho, seria como comparar "bananas" com "maças". Paulo Coelho nunca será James Joyce, entretanto, talvez não esteja nem aí para isso, contanto que continue a vender o que vende, não acredito que "perca o sono" por causa de "Ulysses".
  É que fica bonito dar pauladas no coelho, soa intelectual sair dizendo que tudo não presta. Escrevam melhor, digam coisas novas, nem que sejam as mesmas coisas ditas de maneira diferente. Ousem dizer que não gostam do que não gostam, sejam capazes de propor algo interessante, cumpram uma jornada e depois digam o que pensam. Sejam intelectuais criativos, não façam o óbvio, não escolham alvos fáceis, amem a diversidade, falem do Paulo Coelho, falem do James Joyce, mas antes, falem alguma coisa por vocês mesmos, algo que promova o que vocês produziram e não o que os outros fizeram.

Ninguém questione a genialidade do James Joyce e nem a sua importância para a literatura do século XX, mas ninguém é obrigado a achar bom quem quer que seja. E outra, ninguém precisa ofender ninguém por causa disso.  

Discutam idéias, mas não ofendam pessoas.

 Leiam o "Ulysses"
 Lotem as redes sociais sobre o que acharam
 Andre Luiz




Sem comentários:

Enviar um comentário