terça-feira, 14 de agosto de 2012

Depressão pós-parto: Eu tive

  A depressão pós-parto, embora muitos escondam, afeta cerca de 60% das novas mães, de uns anos para cá, já se estuda a possibilidade de afetar até mesmo a homens. O número é muito grande para ser ignorado. Talvez muitos não conheçam pelo "nome", mas sabem quem é:
  Tristeza, vontade de isolar-se socialmente, sentimento de culpa e incompetência, aumento de ansiedade, irritabilidade, falta de esperança. Dores conhecidas. Faz muita gente sofrer calada, explodindo por dentro.
  A verdade é que não são apenas as mulheres que "dão à luz". Homens e mulheres geram e realizam sonhos que nem sempre traduzem-se em bênçãos num primeiro momento. Nada é tão especial quanto ter um filho (imagino eu), e mesmo assim, muitas mulheres passam por diversos transtornos psicológicos: mudanças corporais, horas de sono "perdidas", resumindo: muda tudo na vida de um casal e principalmente na vida de uma mulher. 
  Assim como acontece com as mulheres num momento tão especial de suas vidas, alguns de nós também passamos por "transtornos" ao gerarmos alguns "filhos". O "emprego dos sonhos" que tornou-se pesadelo, a promoção que trouxe mais estresse, escrevemos um livro, gravamos um cd, abrimos um negócio, construímos uma casa e nem sempre sentimos o que pretendíamos sentir pós-conquista.
  O meu consolo é que isso passa! Deus coloca tudo em ordem, passamos pelo teste do tempo e depois de aprovados, desfrutamos daquilo que Ele mesmo gerou em nós. Ultrapassamos nossas dores mais silenciosas, aquelas que nem quem está perto percebe, e graças a Deus, não sabemos viver sem os nossos filhos, passamos a gostar do que escrevemos, do que cantamos, desfrutar da casa construída, cumprir com excelência a nossa missão nessa peregrinação terrestre.


 Força e Coragem para quem "está passando"
 Ele é quem nos fortalece
 André Luiz

  

Sem comentários:

Enviar um comentário