quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Controle-se

Não podemos mudar o nosso temperamento, apenas CONTROLÁ-LO.

Não há nada tão infrutífero quanto pedir calma para alguém que está extremamente nervoso! É que não percebemos que o descontrole é uma reação a uma maneira de ver as coisas. Calma! Eu explico! rs

Uma criança a chorar irrita, se for o nosso filho que estiver a chorar porque está a sentir dor é diferente. A morte de alguém extremamente idoso não sensibiliza tanto quanto se for a morte de um pai ou uma mãe, nunca estamos preparados. Tem gente que perde o controle porque um copo caiu no chão e quebrou, tem gente que ao assistir a prateleira toda cair, nada faz, nem nada sente. Tudo resulta da forma como estamos envolvidos com as coisas, da forma como enxergamos as coisas. Sendo assim, não há melhor remédio para o descontrolado do que rever a sua maneira de ver o mundo.

O Espírito Santo de Deus, quando passa a habitar em alguém, promove "naturalmente" essa alteração de valores. Não é um truque, não é um transe, é uma semeadura em que a semente é Palavra de Deus e a terra é o nosso coração, quanto mais "fértil" mais fruto dá. O fruto do Espírito Santo no homem enche-o de virtudes, dentre elas a capacidade de CONTROLAR-SE, de ter domínio próprio.

O Evangelho quando instalado no nosso ser, cria bases para que vejamos as coisas de uma maneira diferente. Onde há ódio, levamos perdão, onde há indiferença, leva-se calor humano, o que todos vão chamar de crise, identificamos uma grande oportunidade. Viver a experiência do Espírito Santo não é viver no mundo da lua, é colocar os pés no chão e percorrer um itinerário possível chamado Jesus, e Nele viver a esperança de uma Eternidade.

Enquanto o céu não chega, vamos manifestando as virtudes desse novo lugar nesta terra. Não vamos deixar para amar, perdoar, apaziguar somente quando estivermos "lá em cima" a propósito, só subiremos se demonstramos os valores do céu nesta terra.

O que nos leva a sermos pessoas controladas não é fazer Yoga ou meditação, nem beber água com açúcar, mas olhar a vida em sociedade com as lentes do Espírito Santo. Uma amigona da minha mulher passou a conhecê-la quando ela pisou no pé (sem querer) dela rsrs. É lógico que existem temperamentos diferentes, mas todo e qualquer temperamento pode ser dominado por uma convicção mais forte. Morro de vontade de ficar na cama pela manhã e não ir trabalhar, mas estou "convicto" de que não posso agir como eu quero. Tenho que me controlar rsrs.

No mais... Faça um exame de vistas com o Oftalmologista do Céu: Dr.Espírito Santo, talvez você precise de novas "lentes"

Muita Calma!
Andre Luiz



 

Sem comentários:

Enviar um comentário