quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Emprego, empregabilidade e subemprego

  Emprego toda gente quer, empregabilidade nem toda gente está à vontadinha com o termo e subemprego ninguém quer mais é o que calha a maior parte.
Muita gente sonha com um emprego, entretanto, o mundo para o qual nos preparamos já não existe mais. Hoje em dia, é comum mudar de profissão mais que uma vez ao longo da vida, nem sempre se segue a profissão do pai, certas profissões já nem existem mais. Sendo assim, as pessoas não deveriam estar tão alarmadas com desemprego já que a noção de emprego não é mais como em outros tempos.
  Subemprego é pra ser provisório, mas, com a crise… O grande problema do subemprego é que o apanhamos para safar-nos e infelizmente deixamos de lado um grande princípio da prosperidade: ganhamos mais pela raridade. Quanto mais fazemos algo que é raro, mais ganhamos. Geralmente nos sujeitamos ao subemprego por necessidade e não somos os únicos, e assim acabamos por fazer o que qualquer um pode fazer. Sendo por isso, pior remunerados.
O que as pessoas deveriam estar preocupadas é com a chamada empregabilidade. Será que estamos à altura do tempo da história em que estamos vivendo? Será que a nossa busca corresponde com as novas tendências dos mundos do trabalho? Devemos reflectir se em lugar de um simples emprego não temos que incentivar nossos filhos a prepararem-se para terem o próprio negócio? Infelizmente os jovens saem das universidades, loucos por um superemprego quando na verdade deveriam estar em busca de uma oportunidade de negócio. Existem milhares de oportunidades inexploradas, idéias ainda não concebidas. Muitos querem trabalhar em troca de benefícios dados pelo empregador, enquanto que normalmente as pessoas rejeitam a possibilidade de prestar serviços por conta própria e com o dinheiro a mais bancar tais gastos. Espera-se muito da seguridade social e pouco de nós mesmos a investirmos numa previdência privada. Não é papo de capitalista moderno, é pauta principal da orquestra da história dos nossos dias: esperar menos dos outros e partir mais de nós mesmos. Lute por novas idéias. Quem sabe você não revolucionará o mundo com uma nova idéia?!


 André Luiz para ImpactoNews

Sem comentários:

Enviar um comentário