quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Como tornar-se rico da noite para o dia

  Um dia desses, eu acordei, e me dei conta de que sou muito mais rico do que podia pensar ser. Parece que dormi pobre e acordei tremendamente rico. Não li os jornais, não liguei a televisão, ninguém me ligou a dar alguma boa notícia, mas a minha alma insistia comigo que havia mil motivos para julgar-me um homem muito rico.
  Precisava confirmar o que estava a acontecer comigo, de repente as minhas sensações viajaram, entraram em hospitais e muita gente não tinha acordado naquele dia, muita gente tinha piorado seu estado de saúde, gente desenganada pela medicina, gente que não ia mais andar, ou não ia mais falar, ah! Sabe de uma coisa? Eu tinha acordado com o valioso patrimônio da saúde e não tinha contabilizado.
  A minha viagem não terminou ali, minha digressão ganhou dimensões continentais, fui à África e lá vi pessoas passando fome, o almoço delas não estava a demorar, simplesmente não ia chegar. Minha janta ontem foi sandes com coca-cola, cheguei tarde da Igreja e não quis cozinhar mas, lá no Burundi a janta foi a morte. Minha consciência cutucou-me e disse que eu ontem tive um banquete, tão saboroso que eu recordei-me que eu nunca sentira o cheiro da fome, só estive a espera para comer.
E por fim resolvi dar uma volta ao mundo e comecei a sentir um frio terrível, pessoas completamente congeladas e pessoas idosas sussuravam com voz de abandono: acabou o amor! De rompante minhas sensações voltaram de viagem e com elas o calor do amor da minha esposa e duas filhas e até do meu pastor. Então suava risos, transpirava valores, a prosperidade escorria pelo meu ser e eu constatava dormi pobre e acordei rico, essa é a única explicação. Não sou homem dos números, mas disseram-me que a minha viagem não é loucura, nem alucinação, está espalhada em números por todos os cantos: fome de comida, sede de amor, doenças do corpo, fraquezas da alma. Você não é pobre assim como pensa! Quer ver ? Com vinte euros por mês podes até sustentar uma criança na África!

 Andre Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário