terça-feira, 1 de maio de 2012

A Transfiguração

Seis dias depois, toma Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João, e os leva, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando sobre ele. Então disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias. Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a ele ouvi.Ouvindo os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos, e não temais! Então eles, levantando os olhos, a ninguém viram senão só a Jesus. Mateus 17:1-8

O plano do Senhor Jesus para cada um de nós é levar-nos em "particular" para um "alto monte". Isso não acontece da noite para o dia, mas "seis dias depois", ou seja, depois de uma caminhada, depois de o buscarmos com a mesma intimidade que tiveram: Pedro, Tiago e João. A caminhada é de subida, porém o resultado vale a pena, pois veremos um Jesus que o "mundo" não viu.

Sua transfiguração fez-lhes conhecer um Jesus diferente daquele Jesus da manjedoura (menino), diferente daquele que assemelhava-se a uma raiz de uma terra seca (sofrido). Ter a experiência de conhecer um Jesus resplandecente como o sol, faz-nos viver uma experiência que muda a nossa vida. Nunca mais a vida de Pedro, Tiago e João foi a mesma, eles viveram algo inesquecível.

Aqueles que têm uma experiência com Jesus conhecem o Sol da Justiça brilhante em suas vidas, conhecem alguém que pode tornar nossas vestes brancas como a luz. Somente Jesus pode manifestar-se assim diante do homem.

Apareceram Moisés e Elias tipificando: A lei e a profecia. Jesus no meio como o centro de toda lei e profecia. Portanto toda profecia e lei estão em Jesus. Pedro infelizmente quis "encerrar" "restringir" aquela experiência a "três tendas". Nossa mania de querer entender as coisas de Deus, e é o que a religião tenta fazer, de uma experiência maravilhosa sem tamanho, tentando limitá-la a uma casulo.

Deus fez-se presente apontando o caminho único para a humanidade, nossa maior esperança: Jesus. Esse é o prazer do Pai que tenhamos prazer em Jesus reconhecendo-o como o Filho de Deus que tira o pecado do mundo.

Diante de tão grande experiência, restou aos discípulos a tarefa de caírem de bruços diante da Glória dele. Jesus se aproximou deles e os tocou. O toque de Jesus nos levanta e nos enche de coragem para viver!

Ao saírem dali não viram a ninguém senão Jesus, já não viram os problemas, lutas e preocupações mas somente Jesus. Esse é o resultado de quem está em Jesus: vê Jesus como quem vê o sol do meio dia e sabe que nada pode ser mais forte!

Subindo um alto monte
Andre Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário