terça-feira, 29 de maio de 2012

LIÇÃO 1 - CTE - BIBLIOLOGIA

A Palavra Bíblia vem do grego "biblos" plural, que significa: LIVROS. A Bíblia significa literalmente uma biblioteca, uma coletânea de 66 livros.

Testamento na Bíblia significa "pacto". O velho testamento está relacionado à Lei de "Moisés", enquanto que o novo à Graça de "Jesus".

"Porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança (concerto ou pacto), que é derramado por muitos para remissão dos pecados" Mt 26:28.

"Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou, também o cálice, dizendo: Este o cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes em que o beberdes, em memória de mim." I Co 11:25

Originalmente o Antigo Testamento doi escrito em hebreu, por ser o idioma falado pelo povo hebreu, porém existem algumas porções escritas em aramaico.

O novo testamento foi escrito em grego, muito embora parte dele foi primeiramente falado em aramaico, idioma comumente utilizado a diário por Jesus e seus discípulos.

A Palavra testamento vem do grego "ditheke" e significa:

a) Aliança ou acordo

b) Testemunho – Documento que contém a última vontade de alguém referente à distribuição de seus bens, depois da morte.

No antigo testamento, a palavra testemunho é berith = concerto.

A Bíblia foi escrita num período que abarca cerca de 16 séculos por cerca de 40 autores das mais diversas profissões, origens, culturas e classes sociais, segundo a tradição judaica e cristã.

A primeira divisão em capítulos credita-se a autoria a "Stephen Langton" da Cantuária, no século XIII, que fez as marcações dos mesmos através de uma sequência numérica em algarismos romanos nas margens dos manuscritos. A divisão em versículos foi realizada em 1551 numa edição em grego do Novo Testamento pelo humanista e impressor "Robert Stephanus".

O tema central da Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo, sendo o Antigo Testamento a preparação para vinda de Jesus, os quatro evangelhos como a manifestação do Senhor e em Actos a divulgação. Nas Epístolas os ensinamentos doutrinários e o discipulado, e em Apocalipese a consumação de todas as coisas.

A Bíblia revela a origem, o presente e o destino dos seguintes seres: Anjos, Gentios, Judeus e Cristãos.

A mensagem principal é:SALVAÇÃO em Jesus.






Sem comentários:

Enviar um comentário