terça-feira, 19 de junho de 2012

2º Dia de Conscientização Missionária



 Em dias de um cristianismo hodierno, o que é prioritário tem sido deixado para segundo plano. Missões Transculturais devem ser a prioridade máxima da Igreja, é o pulsar do coração de Cristo.

Nesse segundo dia o Pr.Rangel Jr, falou-nos sobre DESAFIOS MISSIONÁRIOS. Foi relembrado que Missões sempre foram um desafio.

"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome".
Jo 15:16

1º Desafio: IDE

É um desafio que mexe com a nossa "zona de conforto" e com o sentimento da Igreja. Como o Apóstolo Paulo nos ensinou:

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus".
Romanos 12:2

Estamos no mundo para fazer a "diferença". O IDE de Jesus é associado e imperativo a todos, uma chamada universal, uma vocação aos salvos.


 Foi citado  Mc 16:15 que diz-nos:

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura".

" Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Jo 15:18 

"O mundo nos odeia" O mundo enquanto sistema, nunca aplaudiu e jamais aplaudirá a Igreja.

" Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, por isso o mundo vos odeia  Jo 15:19
Para onde ir? Todo coração sem Cristo é um campo missionário.

2º Desafio: DAR FRUTO

Dar fruto é prazeroso.

" Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor". Jo 15:1

Deus entende de ramos, ele é a videira verdadeira. Aprendemos que há dois tipos de ramos: frutíferos e infrutíferos.

Os frutíferos recebem os nutrientes e seiva, tipificando aqueles que são íntimos (amigos), discípulos Já os infrutíferos não são genuínos, pois não estão ligados a videira. Israel representou um tipo de "videira infrutífera".  A Bíblia diz-nos que e sem Ele nada podemos fazer, não obstante, com Ele podemos tudo.

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece
Fp 4:13

Fomos advertidos de que sem RELACIONAMENTO não há Missões. Relacionamento com Ele e também uns com os outros.

Fomos conscientizados a respeito da chamada Janela 10/40

Chamamos essa região de Janela 10/40, porque está localizada entre os paralelos 10/40 do globo terrestre, um espaço comparado a uma janela retangular, que se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia. Os países dessa região são considerados o “Cinturão da Resistência”, ou seja, um número expressivo de povos não alcançados pelo evangelho. Ao todo são 62 países localizados na Janela 10/40.

Budismo, Islamismo e Hinduísmo são as três religiões que mais crescem nesses países. Religiões que anualmente têm matado milhares de pessoas e adeptos, por causa das facções existentes entre eles mesmos e da perseguição causada contra os cristãos residentes nessas áreas de risco. Ali ter a liberdade de expressão e adorar ao Deus verdadeiro é quase uma blasfêmia contra as ideologias pregadas pelos líderes dessas religiões.

Ficamos avisados de que resultados não dependem de "habilidades", mas de Cristo. A "videira" brota porque foi semeada. Encontramos a semente descrita em Gn 3:15

"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar".
Fazer Missão é exportar sementes! E para o "plantio" devemos "canalizar" recursos financeiros para que seja possível o plantio da Videira verdadeira.  

Lidando assim com Missões poderemos ser identificados como uma Igreja: bíblica, cristocêntrica e neotestamentária. Igreja que não faz missões torna-se um cemitério.

Foi uma mensagem muito rica em citações bíblicas, o que é normal, graças a Deus, numa igreja Bíblica.

Andre Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário