quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Pedagogia do Fracasso

 

  Quase nunca e cada vez menos, ouço alguém dizer "Fracassei". Parece que a onda é gabar-se de todas as vitórias possíveis ou inventadas, só para ninguém sentir-se por baixo. Pois bem, não podemos esquecer que existe uma "pedagogia" por trás das derrotas que insistimos em esconder.
  É mais fácil atribuir a culpa da nossa derrota a quem quer que seja do que ser réu confesso. Acho que no mundo, principalmente na política não é bom negócio mesmo, mas qualquer um de nós desistiria de pensar em política como referência de alguma coisa.
  Na roda de amigos, entre desconhecidos, temos o ímpeto de fazermos valer nossas auto-afirmações. Porém, não podemos esquecer que fracassando a gente descobre que não é super-herói, chegamos a conclusão de que precisamos das pessoas. As derrotas da vida nos fazem pensar mais em Deus, nos levam a repensarmos o nosso foco. Dos nossos fracassos vem antídotos poderossímos para desfazer nossa arrogância, para nos devolvermos a humanidade que reluta em não permanecer em nós quando pensamos que somos melhores que os outros.
  Um amigo hoje me disse para tirar lições das derrotas e fracassos. Às vezes só ganhamos de verdade quando perdemos.
 
  Eu também fracasso
  André Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário