quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Mar Clausum

   Em 1494, Portugal e Espanha assinam o planetário Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo entre eles com a "bênção" do Papa. Franceses, ingleses e holandeses se ressentem, os primeiros defendiam a doutrina do "Mar Clausum" (mar fechado), julgando terem exclusividade de toda navegação do Atlântico e não só. Os últimos defendiam o "Mar Liberum" (mar aberto à navegação para todas as nações), o que gerou incursões piratas ao desguarnecido litoral do Brasil.
  Não podemos achar na vida que apenas nós sabemos as coisas, não podemos dividir o que temos com Deus, apenas com quem nos interessa, precisamos ser um mar aberto para todos aqueles que querem servir à Deus e serem usados por Ele. Ao tratarmos do assunto "Deus", nenhuma denominação ou religião terá exclusividade, Deus continua sendo recompensador dos que o buscam!
  Também não podemos praticar pirataria para compensar o desdém de alguns. Em Deus devemos esperar para que Ele a seu tempo faça a obra que deseja fazer por nosso intermédio.
   Devemos ser "Mar Clausum" para o pecado e nossas concupiscências carnais, e "Mar liberum" para o Espírito Santo de Deus trabalhar em cada um de nós!
 
 Aberto para Deus
 Fechado para o pecado
 André Luiz

Sem comentários:

Enviar um comentário