domingo, 10 de julho de 2011

Os doze passos

  Outro dia desses lembrei-me de pesquisar sobre OS DOZE PASSOS. Já tinha ouvido falar, porém nunca tinha lido exatamente o que eram. O programa dos doze passos é uma estratégia central da grande maioria dos grupos de autoajuda para o tratamento de dependências químicas ou compulsões.
  Sempre associei o programa dos doze passos (mesmo sem saber exactamente o que era), a pessoas com problemas com álcool ou drogas. E é essa associação que a maior parte das pessoas fazem. Entretanto, percebi ao ler quais são os tais doze passos, que tratam-se de medidas simples, mas eficazes no tratamento de qualquer um dos nossos defeitos.
  Chamamos de coitado, ou temos aquele sentimento de pena pelas pessoas que estão com problemas ou estão perto de alguém com o problema do alcolismo por exemplo, mas esquecemos que nós temos as nossas compulsões e dependências também. Se em menor proporção em termos de prejuizo ou do ponto de vista social, não importa. Somos carentes de tratamento. 
  O primeiro passo do programa supracitado é: admitir a impotência diante de tal dependência (seja ela qual for). Já neste primeiro passo vejo a habilidade que temos de saltar a confissão preferindo justificar nossas fraquezas. Coisas do tipo: Me alimento mal porque não tenho tempo para comer como deveria. Não digo eu te amo para minha mulher porque não gosto de falar e sim agir. Se pararmos para reflectir veremos a gigantesca capacidade humana de justificar ao invés de confessar. 
  Grande parte do conteúdo dos doze passos pretende fazer-nos identificar nossas fraquezas ao invés de tratarmos como se fossem traços naturais e não passíveis de serem alterados em nosso carácter. 
  Outra grande ferramenta presente no programa é submeter a Deus tais fraquezas, tratá-las e por fim transmití-las para benefício de outras pessoas.
  Leia os doze passos, verifique em que você pode encaixá-los para mudança na sua vida. Posso dizer que o que motiva-me a escrever é a certeza de que reconhecendo minhas fraquezas posso fortalecer a outros. Confessando minhas compulsões e dependências possa animar outros para mergulharem no programa. 

  Naquele em quem firmamos os nossos passos
  Andre Luiz 

1 comentário:

  1. Sou sempre motivada quando leio seus textos, André!
    Refletir sobre aquilo que está proposto nos textos que você escreve, já deve ser um passo, porque sou super motivada, não? Então vou em busca dos outros, porque, nesse caso, mais é muito mais mesmo...rsrsrs!

    ResponderEliminar