segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Os "donos" do humor

  Tem gente que acha que é "dono" do humor. Quando quer ri para você, quando não apetece, vira a cara. É bem-humorado se convém. Ri quando o alvo da piada é os outros, tranca a cara quando percebe que é a própria piada na boca de outros.
  Seu objetivo não é rir para ser feliz, é rir para debochar, diminuir as pessoas. Dá uma ótima gargalhada se alguém cair, mas ameaça pai e mãe de quem debochar dele. Gente que quando tudo está mal para ele, faz questão que tudo corra mal para todos. Ele é o centro do universo, tudo deve gravitar em torno dele.
  Dessa gente, a gente ri, afinal, não merece ser levado a sério! É difícil ignorar que nos ofende, é quase impossível ficar indiferente a quem nos faz mal, mas com toda certeza Cristo, suportou a zombaria dos soldados que o prenderam, para que nós hoje fôssemos livres para rir, rir da morte que não o pode tragar, rir da tempestade que passou e que se não passou vai passar. Rir do que era tristeza e agora salta de alegria, rir da ofensa de quem só pensa em doença e já não sabe sorrir, rir das coisas maravilhosas que nos acontecem ainda que disfarçadas de provações. Ri porque não falta esperança, rir quer da escassez, quer da bonança, rir por ser feito a Sua imagem e semelhança. Rir quando chove, e quando o sol se levanta, pois a chuva que cai rega as sementes de uma conquista, e o sol que se levanta encarrega-se de brilhar uma luz que nenhuma amargura ofusca, uma luz que traz justiça, uma luz que nos traz segurança. A ninguém pertence o nosso humor. Decida sorrir!

Há tempo de chorar
Mas sempre a tempo de sorrir
Andre Luiz


Sem comentários:

Enviar um comentário