quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A Hora do Desfralde

  Quando devemos tirar as fraldas de uma criança? Dizem os médicos que o momento ideal é quando a criança já consegue controlar suas necessidades, é o que eles chamam de controle esfincteriano.
  Espiritualmente chega uma hora na vida da gente, que nós descobrimos que não podemos fazer tudo o que temos vontade, nem sequer falar o que nos vem a mente. Me desculpe fazer essa comparação, é que a minha filha menor tem quatro anos e ainda usa fralda para dormir, comparado com a mais velha, já está um pouco tarde, mas lendo o que um especialista disse a respeito, percebi que cada criança tem o seu timing. Um dos primeiros sinais do desfralde é que a criança começa a ficar enojada com a fralda suja e começa a avisar aos pais quando está com vontade de ir ao banheiro.
  Por um lado temos que ter paciência com as pessoas que saem por aí falando besteiras, talvez ainda não seja tempo de tirar-lhe as "fraldas". Por outro, lado precisamos pedir ao Senhor que através do Espírito Santo nos leve a sentir "nojo" do pecado, incômodo por estar com algo dentro do coração que é sujo, aprender que existe o lugar certo e a pessoa certa com quem devemos dizer e desabafar certas coisas.

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Provérbios 16:32

Pai, vem limpar meu coração
André Luiz
    

Suportando os "insuportáveis"

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 
Romanos 15:1


  Esse é um texto sobre o qual passamos apertado. Causa-nos até arrepios. Pensar em suportar o que julgamos ser insuportável soa-nos insano. 
  Quando a gente crê em Jesus, "descobrimos" que temos um inimigo chamado Satanás, a consolidação da Fé em nós nos leva a vencer aquele que na verdade já foi vencido (No Calvário). 
  Passo a passo rumo ao transparente Evangelho, somos "apresentados" a um outro inimigo: Nós mesmos. E nesse "encontro" não dizemos: "Muito Prazer", lutamos contra "ele" com vistas em exterminá-lo. Não é falta de amor-próprio, é amar a própria vida. Negar a si mesmo em nome de algo muito melhor: Cristo.
 E por fim descobrimos uma classe de pessoas que temos que "aturar". Pensando bem, essa palavra não exprime bem a ideia, desconfio que haja um segredo por trás das pessoas difíceis. Quando "suportamos" gente difícil, talvez não percebamos, mas somos levados a testar nossas convicções, nos tornamos mais fortes e experientes. A outra face do verbo suportar é perceber o quanto somos suportados. Ninguém escapa! No mínimo Deus te "suporta", te alcança e sustenta. Você não é tão bonzinho quanto pensa! 
 A solução é você identificar que através das "pessoas difíceis" Deus está fazendo de você, alguém melhor. Existem tesouros maravilhosos e lidar com pessoas, sejam elas difíceis ou não. Não confie em mim, sou fraco o bastante para não conseguir escrever à altura do assunto, mas sei lá, teste, comece tentando suportar a mim! 
 Só posso garantir uma coisa: Não é à toa! Pense nisso.

Deus, eu sei que sou chato,
Mas também sei que me amas
André Luiz 
  

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Maledicência sob Verniz Espiritual

  Tem coisa que a gente fala, mas fala de um jeito para ninguém notar, no fundo é maledicência pura, porém, sob verniz espiritual! Você quer falar mal dos outros e só encontra uma oportunidade disfarçando seu julgamento com, "estou falando isso só pra gente orar", você quer dizer que não gosta de fulano, e só encontra uma chance dizendo, "ele está em pecado". São inúmeras as alternativas que nós seres humanos inventamos para ocultarmos nossas reais intenções e causarmos uma aparência angelical, puro verniz espiritual.
  Por vezes somos excelentes propagandas e péssimos produtos, temos ótimas instalações mas prestamos os piores serviços. Só Deus sabe quem somos por dentro, diante de nós está disponível o altar do Senhor para confessarmos quem somos sem direito a desculpas esfarrapadas. Rasparmos todo verniz espiritual e limparmos o nosso coração de toda maledicência. Não há como fugir, mas existe como se render!
  O processo é duro, mas cura. É demorado, mas vale a pena. Dói, mas liberta. Choca, mas resolve-nos!


Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície.
Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade. 
Mateus 23:27-28
Sem verniz (por hoje)
Andre Luiz 

Lutando contra o tempo

  Estamos sempre numa constante luta contra o tempo, muita coisa pra fazer, pouquíssimo tempo para executar. A sensação deve ser a mesma que invade a alma do motorista de ambulância que precisa cortar todo o trânsito para chegar ao destino (paciente ou hospital). Ao ver uma ambulância tentando ultrapassar os carros, sabemos que há uma emergência. Quem está no trânsito pode esperar, quem está em apuros já não pode se "dar ao luxo" de suportar o congestionamento. 
  Todos nós temos muitas coisas para resolvermos, todos nós nos sentimos por vezes inoperantes, incapazes de dar conta de tudo que recai sobre os nossos ombros, mas precisamos estabelecer prioridades, mais do que isso, perceber quais são as nossas emergências, ligarmos a "sirene" e transpormos todos os obstáculos para "salvar" o que pode estar prestes a ser perdido. É vida ou morte! 
  Muita coisa pode esperar, chegou a hora de sabermos o que é que não passa de hoje! Se o dente começa a doer, todo mundo corre para o dentista! Desligue a televisão, se desconecte, abra o coração, deixe o Espírito Santo tratar onde dói. É como dominó, basta derrubar a peça chave e todas as outras vão cair. Todos temos problemas que geram outros, precisamos "puxar o tapete" do principal. 
  Será que essa dor de cabeça não vem do perdão que você ainda não liberou? Será que essa inquietação não é fruto do que precisa ser resolvido hoje e você procrastina? Vamos lá, não há tempo a perder!

 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. 
Efésios 5:16

O tempo é hoje
André Luiz 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Jesus, O Molde e a Religião

  Todos procuram um molde, tem gente que pensa que basta ter um molde. Mas não é tão simples assim. Eu por exemplo, calço 41 no Brasil, embora qualquer calçado com esse número me caiba, como eu piso torto (que tristeza), posso dizer que nenhum "molde" atende minunciosamente ao meu pezinho querido. 
  Religião é molde, mas nenhuma é perfeita! Feita por homens que "pisam torto", elas não contemplam a singularidade de cada um de nós. Religião portanto não resolve o problema de ninguém. Toda religião é uma referência vaga sobre alguma coisa. 
  Jesus porém é tudo o que qualquer um, mesmo diferente do seu próximo precisa! Se confundir ou misturar com religião estraga tudo. Jesus é como roupa feita sob medida.  Por isso vale dizer que o importante é ter intimidade com Ele. Não basta o molde, é preciso estar nas mãos de um "bom costureiro" com uma boa máquina e aviamentos. Ele é tudo isso de uma vez só. Através da Sua Graça, Ele desmancha os desmandos das religiões e faz uma peça perfeita para Sua Glória. 
  Jogue fora o seu molde. Não procure em "lojas"(religiões) o que só o "alfaiate" (Jesus) pode fazer. Pare de dizer que Igreja é tudo igual. Não desista da Fé, porém busque de maneira sábia, procure Jesus. Chega de teologias baratas, a chave de toda Palavra de Deus é Jesus. 
  

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. 
João 14:6


Ele sabe como fazer 
André Luiz 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

O quê te consome ?


E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 
Êxodo 3:2

  O quê te consome? 

  O que chama a nossa atenção é o contrário, já que tanta coisa nos consome! Uma sarça, um arbusto que não passa de "mato alto", (daqueles que a esposa manda a gente cortar e a gente vai protelando enquanto pode), arder em fogo e não se consumir é algo intrigante! 
  Vejo pessoas assim, pessoas para quem olhamos e pensamos: "Como aquele indivíduo consegue viver com aquela limitação"? "Como será que fulano consegue ser feliz com tão pouco"? Gente feliz no que faz profissionalmente, gente que trabalha servindo quem sofre, mas é feliz, gente que é feliz no casamento sem precisar "escapar" dele de vez em quando. Gente que arde, mas não se consome.
  Nós somos como uma sarça. Somos frágeis, qualquer "tapinha" dói! Se não estivermos no caminho certo, tudo nos consome! Sabe aquele trabalho que você não aguenta mais? Aquele casamento que mais parece uma guerra do que um lugar de paz? Sabe aquela rotina que te consome de tédio? Pois é, só há uma solução: O FOGO. Se existe algo consumindo você, te falta o FOGO.
  Quando o Fogo do Espírito Santo arde em nós, nada nos consome! Quando esse fogo está presente, tudo muda, somos motivados a nos levantarmos a cada dia dispostos a fazer o impossível, nada nos pára, até a tristeza tem que saltar de alegria. O inimigo vem, mas acaba voltando frustrado pelo mesmo caminho, para longe de nós,  já há esperança para o casamento, uma nova ideia muda nossa vida profissional, já sonhamos outra vez, coisas simples já nos trazem o sorriso, grande projetos já fazem parte da nossa agenda! 

 Vem Senhor,
 E nos toca com Fogo
 Andre Luiz 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Semáforo, o Arquiteto e o Espírito Santo

  O Semáforo diz-nos: siga, pare e atenção. O arquiteto é o responsável pelo projeto, supervisiona e executa as obras de arquitetura e áreas correlatas como: paisagismo, urbanismo... Foi a Tia Wikipédia que me falou! 
  Pensando no papel de ambos (Semáforo e Arquiteto), vejo como muitos de nós nos comportamos no que diz respeito à Obra do Espírito Santo. Muitos perguntam ao Senhor se devem seguir em frente com os seus projetos, se devem parar algo ou atribuem ao Espírito Santo a tarefa de chamá-los a sua atenção a cerca de alguma coisa. É claro que o Espírito Santo de Deus nos leva a saber quando seguir, quando parar, além de nos alertar sobre alguma coisa. Entretanto, creio que o Espírito Santo faz muito mais do que isso!
  Quando vejo o Espírito Santo como um Arquiteto, consigo perceber que existe um projeto de Deus para minha vida, existem detalhes sobre os quais Deus quer falar conosco, consigo sentir o Espírito Santo executando esse projeto e me ajudando a concretizá-lo.
  Deus se importa com cada um de nós, Seu Espírito é muito mais do que um "semáforo". Vale a pena relacionar-se com esse Espírito, pensar que se há um projeto, podemos participar dele e crer que cada dia é dia de construção, é dia de crescimento. O Espírito Santo hoje está chamando-o para falar com você sobre os grandes projetos que Ele tem para sua vida.

 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. 
Efésios 2:10



 Seja Bem-Vindo Espírito Santo
 André Luiz
    

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

John Wesley e o Trabalho do Espírito Santo

Sobre o trabalho do Espírito Santo, John Wesley em seu diário deixou-nos algo bastante atual e relevante:

"O próprio Satanás imita essa obra de Deus, a fim de lançar no descrédito toda a obra; no entanto, não é mais sábio desistir dessa porção do que desistir do todo. A princípio, sem dúvida alguma, tudo se originava inteiramente em Deus. E parcialmente continua sendo assim, até mesmo nos nossos dias; e Ele nos capacitará a discernir até que ponto se mescla com coisas estranhas e se degenera.  A sombra não serve para desprezarmos a substância, nem o diamante falso serve para desprezarmos o autêntico".


  O assunto do Espírito Santo é sempre pertinente e cada vez mais. Muitas igrejas se fecham para o Espírito Santo desistindo Dele, enquanto outras não conseguem discernir o que vem Dele, do que vem do homem ou como Wesley salientou, até do próprio Satanás. 
  Não podemos desistir, melhor dizendo nem mesmo conseguiremos existir como Igreja sem a ação do Espírito Santo. O "autêntico" diamante não pode ser desprezado! 
  Precisamos urgentemente parar de desprezar Sua ação e ao mesmo tempo parar de dar "ibope" para diamantes falsos. É bem verdade que precisamos saber que eles existem tentando minar a Fé dos crentes.   
 Contudo a melhor notícia é que o Espírito Santo ainda arde nos corações daqueles que não o extinguem e com intimidade com Ele se relacionam.

Viva o Espírito Santo
Cuidado com os falsos diamantes 
André Luiz
  

O que faz um Pastor?

   Está tudo tão estranho que eu acho necessário tentar esboçar uma explicação sobre o que faz um Pastor. Pastor, não é uma profissão, é um sacerdócio. Não é algo que se faça das 09 às 18:00 com direito a uma hora de almoço, é algo que se "é" todo o tempo. 
  Na vida secular é comum o profissional buscar melhores colocações no mercado de trabalho, tentar ganhar melhor. No ministério, a "colocação" melhor que existe é haver intimidade com Deus. O ganho não é algo especulado (pelo menos não deveria ser). Há um equilíbrio entre o possível e a dignidade, ou seja, o que ele precisa para sobreviver e ter uma vida digna que o possibilite estar disponível, sem estar preocupado se vai ser despejado do lugar onde vive com a família. 
  Não entra na minha cabeça que um pastor seja milionário, assim como, não é justo que mendigue o pão. Ambas situações são incompatíveis. Sendo milionário não vai poder atender às ovelhas porque ter muito dinheiro dá trabalho! Assim como se for mendigo, não terá condição de fazer nada por ninguém. 
  Não é fácil falar desse assunto porque normalmente as pessoas apegam-se aos exemplos ruins, mas com toda certeza um pastor pode ser muito útil à sociedade. Pode ajudar seu rebanho  fazer o que é certo, pode auxiliar casais que estejam com dificuldades no casamento, pode socorrer pessoas que estejam desesperadas, pode através das mais variadas formas ensinar e compartilhar a Palavra de Deus, visitar hospitais, orfanatos, casas de recuperação de viciados em crack, realizar casamentos, apresentação de crianças, funerais, saber o que é possível fazer pela sua cidade e bairro, criar projetos de ação social, equipar a igreja com grupos específicos para cuidar das pessoas tendo em vista suas faixas etárias, pode motivar as pessoas a zelarem por suas famílias, pode atualizar os mais simples sobre as notícias importantes, cooperar para que seus membros votem de maneira consciente, pode (deve) mergulhar na Bíblia e ao pregar facilitar a aprendizagem das Escrituras Sagradas, pode lutar contra o preconceito seja ele qual for, pode ajudar a descobrir e desenvolver o talento das pessoas, pode ouvir as pessoas em confissão, pode ajudar a reconciliar famílias, incentivar os jovens a respeitarem os mais velhos, obedecerem seus pais e a estudarem, pode ajudar pessoas com depressão, estresse, ansiedade, pode orar pelos enfermos, visitar pessoas que não tem saúde suficiente para saírem de suas casas, aconselhar pessoas, e muito mais coisas que uma pessoa que trabalhe secularmente não tem tempo para realizar. 
  
  Bons pastores fazem muito mais que muitos políticos. Entretanto, ser pastor não é para todos, é para quem foi chamado por Ele! Pastores não dispensam psicólogos, professores e demais profissionais. Podem trabalhar em conjunto para uma sociedade melhor e aproximar as pessoas de Jesus, o Sumo Pastor.

  Não é preciso ser "psicólogo"
  Basta ser pastor de ovelhas
  André Luiz

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fim de Festa

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. 
João 7:37-38


  Acabou o carnaval, acabou a festa que os brasileiros tanto esperavam. A vida continua, o país promete começar a trabalhar. Para quem está longe de Jesus resta a saudade dos momentos de fugaz alegria. Todavia para os que estão Jesus a Festa continua! 
  Um dia Ele se levantou na nossa vida e nos fez esse convite: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba". Foi na hora certa. Talvez a alegria já tivesse findado, talvez as lembranças, fossem lembranças e nada mais. No meio do cansaço de mais uma decepção, no calor desesperador da insegurança, Ele oferece-nos água! 
  Eu creio no que diz a Escritura, porque sinto sede e sei que essa água resolve o problema. O convite de Jesus é sempre oportuno, já que sede, todos nós temos, e água, nenhum de nós pode viver sem.
  Beba mais água, beba quando quiser, beba até sem vontade, até que pouco a pouco, o hábito se torne um prazer! Não espere sentir sede para só então pensar onde possa encontrar água, não espere o "fim da festa". Faça festa hoje mesmo, se você quiser pode começar hoje para nunca mais acabar! 

  Se ficou alguma coisa para trás, lembre-se que o rio de águas vivas que nascerão em você, dá conta de limpar e levar com ele o que não presta e nem vale a pena lembrar!

  Você quer?
  André Luiz 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Evangelho e o Jiu-Jitsu

  Jiu-Jitsu é arte suave. O Evangelho é a suave arte de viver com Cristo. Jiu-Jitsu não se limita ao corpo, envolve a mente, até mesmo a alma. O Evangelho nos resgata dos limites desse corpo mortal e abre-nos através da cruz o caminho para a Eternidade. No Jiu-Jitsu não basta ser faixa-preta de "boca", tem que provar no tatame. Em Jesus não basta falar, ou ter, é preciso ser!  
  Jiu-Jitsu tem regras, exige disciplina e respeito aos colegas. O Reino de Deus é justiça, requer de nós santidade e amor uns aos outros. No Jiu-Jitsu ficar longe dos treinos pode ser cruel, perde-se ritmo. Não congregar, estar longe do Corpo de Cristo é fatal, o Evangelho de Cristo ensina-nos que quem se isola peca. 
  No Jiu-Jitsu luta-se com os movimentos do outro, nada de animosidade, ninguém deseja o mal do outro, o que vale é a inteligência aliada aos movimentos do corpo para superar o oponente. No Evangelho a nossa luta não é contra carne, mas sim, contra potestades malignas, não queremos o mal das pessoas, abomina-se o pecado, porém, ama-se o pecador. 
 Uma simples homenagem ao Rolls Gracie que morreu cedo e não viu os patamares que o esporte alcançou em seu país. Homenagem extensiva aos amigos (muitos) que praticam, ensinam e encantam-nos através desse vibrante esporte. Através do Jiu-Jitsu pessoas têm encontrado saída para as drogas e outras misérias sociais. No Evangelho o homem tem encontrado salvação para alma e Eternidade em Jesus.

Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. 

1 Coríntios 9:27

Em combate  
Andre Luiz 

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Crer ou Pensar?

  Crer é crer, não há muito o que pensar! A Bíblia diz-nos que a Fé é firme fundamento e não firme pensamento. Ando meio cansado de tanto pensar. Crer é bem melhor. Inquietações mil nascem de quem vive "pensando", tentando ter uma uma explicação para tudo. 
  Calma! Continue lendo, continue exercendo o poder da crítica, não aceite tudo o que você ouve como faz a esponja com a água, filtre, coa, não deixe de tirar a espinha do peixe.
. Estou falando é daquela mania que a gente tem de tentar vencer, resolver, tratar, unicamente pelo viés do pensamento. 
  Se você ama sua esposa não tente fazê-la entender tudo, creia que o Espírito Santo comunicará a ela com mais eficiência do que você com sua áspera argumentação. Se você deseja entender a "cabeça" rebelde do seu filho adolescente, creia primeiro que esse mesmo Espírito pode tocá-lo e levá-lo a compreender a seu amor e cuidado por ele. 
  Pensar às vezes desgasta-nos. Crer nos enche de Esperança. Pensar nos faz pensar que não vai dar certo. Crer traz o céu pra dentro do nosso coração. Pensar pergunta. Crer responde. Quem crê nem sempre entende. Quem acha que tudo entende, não entendeu nada.


Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. 

1 Coríntios 4:20


  Pense, sobretudo Creia
  André Luiz




  

Os Gays, a Igreja e os "amigos" da Escola

  Na Igreja aprendi a amar as pessoas. Na "escola" aprendi a debochar dos gordos, dos nordestinos, dos negros e dos gays. Na Igreja aprendi que ninguém é melhor do que ninguém para Deus. Dentre os amigos da escola, menino que andasse com meninas sofria o que hoje a gente chama de bulling. Na Igreja, se alguém se envolvesse em brigas na escola, era punido por exemplo, não podendo tocar seu instrumento (já me aconteceu) nas canções entoadas nas reuniões.
  Chamam a Igreja de retrógrada, antiquada, quadrada, respondo apenas com uma pergunta: "Quando é que amar estará fora de moda"?
   Quem sou eu para "defender" a Igreja de Jesus, entretanto fico pensando: "Quem é o mundo para acusar a  Igreja de preconceito"? Sou da Igreja desde criança e sempre esbarrei no preconceito dos "amigos" da escola, será que discriminar a Fé das pessoas nunca ficará ultrapassado?
   Quando digo que sou da Igreja, não confunda com denominação, minha fé vai muito além do prédio. Quando falo dos "amigos" escola quero apenas ilustrar o que acontece fora do ambiente da Fé. Longe de mim ser preconceituoso com gays. Já basta o preconceito que eu sofro por estar acima do peso, ser filho de nobres e honrados nordestinos, ser pastor e ser pobre.
   Quando a hipocrisia do mundo morrer, talvez nasça uma geração que reconheça quem foi e quem é Jesus, uma geração que compreenda o que o Mestre ensinou. Meu discurso nunca será o de um grupo em detrimento de outro. Um dia ainda vamos entender que só existe uma classe: a dos seres humanos.

  Provem o contrário
  Ele morreu por amor!
  André Luiz 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Herança e Possessão

  Herança e Possessão. Se você é advogado ou entendido no assunto esqueça definições jurídicas. Nosso papo é outro. É que existem coisas na vida que você herdou, mas, não tomou posse. Coisas que você sabe exatamente como precisam ser feitas, mas ainda não se "apossou", age como se não soubesse. É com você mesmo que eu estou falando. Não fuja. 
  Disseram que você era muito inteligente quando criança, você cresceu e fez um monte de burradas. Herdou mas não tomou posse. Disseram que você seria um excelente profissional, no início tudo bem, mas agora age como se trabalhasse no inferno. Outrossim, um "tantão" de coisas que a gente tem, mas despreza. 
  Esqueci de dizer que se você é avarento e ganancioso, quando "ouve" falar de herança ou posse pensa logo em "se dar bem", acha que estou falando de grana? Engano seu;
  Deus tem coisas maravilhosas para nós, a Bíblia está repleta de promessas. Uma herança que rechonchuda que talvez você nem saiba que tenha. O problema é que você precisa tomar posse de cada uma delas. Em Jesus somos feitos Filhos de Deus. Desfrute desse parentesco, pare de zombar de Deus e de quem busca intimidade com Ele. É bem melhor acreditar no que eu estou falando do que o gosto amargo de viver por aí, longe de quem é Dono de tudo, simplesmente Todo-Poderoso.


Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". 

João 7:38



  Não mereço,
  Mas tomo posse!
  André Luiz 
  

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Hora de Renunciar

  Apenas 24 horas. Muitas decisões. Não vai dar tempo eu penso. Perguntam-me várias vezes o que eu decidi e eu não respondo o que eu sinto, digo apenas o que "convém"dizer. Há dias em que o sol brilha lá fora mas é inverno dentro da gente. Dias em que renunciaríamos o próprio reino conquistado para viver algo novo. 
  Se não tomamos cuidado, rapidamente nos tornamos uma máquina de responder para não dar margens para discussões. O receio de ouvir um "Por quê não"? Faz-nos reféns do "Tá bem vai, já que você insiste eu digo sim"!
  Dizem que é festa, mas "pega mal" dizer que essa festa não significa nada para você. Chega parecer loucura, mas o que é um tempo de liberdade para alguns é uma enorme prisão entendiante para mim. Existe tempo para tudo, inclusive para fazer o que ninguém espera que você vá fazer, mas que você sabe que já até passou da hora.
   "Parem esse trem"! "Quero descer e trilhar outro caminho! Não quero ir para onde todos estão indo, não quero fazer o que todos estão fazendo. Ouço alguns dizerem que a Beleza da Santidade de Deus é maior do que as maravilhas da Terra. Estou faminto por essa experiência! Porque caso ela seja verdadeira posso estar perdendo tempo. 
  Sentir a presença de Deus, chorar quebrantado em meio há uma nuvem de Sua Glória, ser visitado por um de seus anjos que seja, mexe comigo. Arrebata-me. O tempo pára, já não me sinto escravo dele e de mais ninguém. Nenhuma notícia me apavora, nada me apressa. 


Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
1 Coríntios 2:14


  Silêncio
  Ele está presente
  André Luiz   

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Importa saber como dizer!

  Dizer a verdade e não saber como dizer, é como não dizer. Gritar a verdade soa como ofensa, não convence ninguém. Tudo tem a hora certa para ser dito, basta pensar que dizemos aos nossos filhos "certas" verdades apenas quando julgamos que já é chegada a hora! 
  Não acredito em quem "força a barra" sobre qualquer coisa. Estou certo de que importa saber como dizer, criar um ambiente favorável para então falar.
  Sendo assim, não comemoro quando a verdade é "cuspida" (perdão pelo termo) na cara das pessoas. Quem nos conquista nunca se impõe, primeiro nos atrai, mostra-se credível e pouco a pouco nos ganha. Jesus me ganha todos os dias porque nunca impõe seu amor, sempre me atrai através dele. O que é muito diferente! Ele mostra-me o sol a brilhar, com ele um dia nascendo, uma nova oportunidade. Vou me sentindo conquistado, rendido. Fico buscando uma forma de me aproximar, querendo encontrar uma forma de estar mais perto. Ele não precisa falar alto, pois estou por perto, sem querer perder nenhum detalhe do ensino que virá da sua Doce Voz. 
  Quando vejo isso nas pessoas, sei que estou perto de alguém que está perto de Cristo. Quando vejo o contrário me afasto, me retraio e penso comigo: Jesus não agiria assim.

  Ele sabe como dizer
  Andre Luiz 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

E quando o inimigo é você?

   Primeiro dia de aula e você acha que ninguém gosta de você. O vizinho não "vai com a sua cara", mas embora você não saiba, ele perdeu a esposa na semana passada em um trágico acidente. Você diz: "Ninguém me ama", mas não atende o telefonema do seu pai que queria pedir perdão e mais uma chance para  se relacionar bem com você e "curtir" os netos. 
  Vamos falar a verdade! O problema por vezes está com a gente. Criamos com muita facilidade verdadeiros monstros e gigantes. E ainda dizemos que ninguém nos entende. Vemos inimigos por todos os lados, quando existe muita gente ao nosso lado querendo nos ajudar.
   Reclamamos da falta de amor, esquecendo que nem sempre damos espaço para sermos amados. Achamos que o mundo todo está contra nós, e não nos damos conta de que o milagre da vida está diante de nós. Ganhamos a chance de viver mais um dia, de lutar e vencer, de batalhar e conquistar, de servir e ser servido. 
     Enquanto olhamos para dentro de nós, temos a chance de corrigirmos muitos erros que cometemos, se desviarmos o olhar e começarmos a "enquadrar" os outros como inimigos, vamos interromper nosso próprio caminho rumo à Cristo!

Pois não era um inimigo que me afrontava; então eu o teria suportado; nem era o que me odiava que se engrandecia contra mim, porque dele me teria escondido.
Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. 
Salmos 55:12-13

     Estou abrindo meus olhos 
     Para ver quem eu sou
     Andre Luiz 

    

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A Casa Abandonada

  Lembro-me da emoção de entrar naquela casa. Ouvi falar dela mas só a conheci depois que outros já a tinham conhecido, os que foram antes de mim, anunciaram a beleza que encontraram. Era um sonho tornado realidade, uma meta alcançada.
  A casa era bem pequena, mas quem reparava nisso? Era tudo muito simples, para quê mais do que aquilo?  Os móveis eram a sobra da casa principal, mas quem não sonha em ter uma segunda casa onde possa colocar o que não quer mais onde mora? Nada se desperdiça, agora tudo poderia ir para uma sonhada segunda casa.
 Era o nosso cantinho, refúgio certo nos finais de semana, o palco principal para o natal em família. Quarenta e quatro quilômetros de esperança entre o caos da cidade e o "paraíso".
  O problema é que nós seres humanos nos sofisticamos com facilidade. Esquecemos onde começamos, quem éramos. Vamos ficando chatos, exigentes. A sombra da mangueira que dantes descansava até a alma, agora incomoda com as tantas folhas que caem no chão.
  A casa ficou abandonada. Esquecida. Suja. Quem se lembra que já fora um palácio. Pois é, e o que é mais intrigante é que o "palácio" não chega aos pés da choupana que nos fazia transbordar em risos, comunhão e amor!

 A segunda casa é o Batismo com o Espírito Santo
 A casa abandonada é o Primeiro amor perdido
 O "palácio" é a Religião
 André Luiz