quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Fazendo do mesmo jeito e alcançando resultados diferentes

  É comum ouvir as pessoas dizerem que precisamos fazer coisas diferentes para alcançar novos resultados. Obviamente concordo em parte. Creio que somos muito obstinados e precisamos mudar sempre para alcançar novos e melhores resultados. Contudo existe um outro lado da moeda que sinto que não posso desprezar. 
  Não é tudo na vida que exige de nós mudança. Para algumas coisas é preciso: Perseverança! O Espírito Santo de Deus é capaz de levar-nos ao discernimento sobre a necessidade de mudança ou perseverança, não quero ser juiz dessas coisas. 
  Mas precisamos saber, que perseverar consiste em continuar fazendo até a mudança e não mudar sempre para ter resultado diferente. Quem ama não pode deixar de amar para ver mudança, quem não tem o pai ou a mãe que gostaria de ter, não pode deixar de honrá-los por isso. Quem estuda e não consegue melhores oportunidades não tem que render-se a corrupção para alcançar o que deseja. Confesso que tenho um pouco de medo dessa sociedade que prega a desistência como forma de estratégia. 
  Continue orando, continue tendo Fé, continue amando, continue esforçando-se. Só mude, apenas faça diferente quando você tiver certeza que está no caminho errado. Quanto a saber se você está no caminho errado: Só Jesus.

  Perseverando sempre
  Mudando quando for preciso
  André Luiz 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Diário de John Wesley


Domingo de manhã, 5 de maio.Preguei na igreja St.Ann. Pediram-me para nunca mais voltar.

Domingo à tarde, 5 de maio. Preguei na igreja St.John. O diácono me disse: "Saia e não volte".

Domingo de manhã, 12 de maio. Preguei na igreja St.Jude. Também não posso mais voltar lá.

Domingo à tarde, 12 de maio. Preguei na igreja de St.George. Fui chutado novamente.

Domingo de manhã, 19 de maio. Preguei em outra igreja St. alguma coisa. Os diáconos  fizeram uma reunião especial e disseram que eu não posso mais voltar lá.

Domingo à tarde, 19 de maio. Preguei na rua. Tiraram-me da rua.

Domingo de manhã, 26 de maio. Preguei em meio à campina, me expulsaram como se eu fosse um búfalo solto durante o culto.

Domingo de manhã, 2 de junho. Preguei no limite da cidade, à beira da estrada, e me expulsaram.

Domingo à tarde, 2 de junho, culto da tarde. Preguei em um pasto, 10.000 pessoas vieram ouvir a mensagem.

Diário de John Wesley

Isso é Perseverança!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Entre a tenda e a promessa

E disseram-lhe: Onde está Sara, tua mulher? E ele disse: Ei-la aí na tenda.
E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.
E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.
Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?
E disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Na verdade darei eu à luz ainda, havendo já envelhecido?
Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho. 


Gênesis 18:9-14


 É maravilhoso sentir a presença de Deus, sentir sua visitação, hospedá-lo dentro do coração. Da sua nobre visita sempre recebemos direção, conhecemos um pouco mais Dele, recebemos promessas.
 Embora muitos ouçam promessas vindas da parte de Deus, nem todos conseguem ouvir com "clareza" a mensagem vinda da Eternidade. Sara estava na tenda, confinada, distante. Abraão estava hospedando "gente boa", vinda do céu! Estava pertinho da bênção, estava atento! 
 Deus está perguntando para você: Onde você está? Boas notícias do céu. Novidades extraordinárias Ele tem pra você. Mas, aonde você está?
  Se você responder que está na tenda, não ouvirá com o coração, escutará de longe a promessa que Deus dá aos que estão de perto. Na tenda, ficam aqueles que têm promessas, mas não creem que cada uma delas a seu tempo se cumprirá. Têm promessas, mas vivem como se não tivessem, vivem sem esperança. 
 Saia da tenda da murmuração, não vale a pena não crer, que melhor opção tem você. Rir, zombando da promessa, não resolve o problema de ninguém! 
  Saia da tenda do passado, saia da tenda da incredulidade, desfrute da presença santa do Senhor, abra o coração para receber as bênçãos que Ele traz consigo. Saia da tenda do comodismo, e fique bem perto de Jesus

Estou rindo mas, de alegria pela promessa
Ele vai cumprir o que prometeu
André Luiz 


Tragédia em Santa Maria/RS

  Não sei nem por onde começar. Ouço gritos por toda parte, vejo gente sendo pisoteada, gente desesperada  sem saber o que fazer. Gente nova cheia de vida, asfixiada pela morte. Triste, triste demais! 
  Apenas uma saída, no pavor do incêndio ninguém consegue enxergar. Vejo o mundo de hoje como vejo essa boate incendiada. Que futuro neste mundo teriam esses jovens que morreram? É triste pensar que eles foram ceifados sem terem direito a fazerem suas próprias escolhas, mas me preocupa saber o que será de nossos filhos. O que será feito dos que ficaram? O que esperar de um mundo em que os filhos saem para divertirem-se e não sabemos se eles voltarão com vida?
  Não quero ser inconveniente, mas só há uma saída. Uma porta estreita mas pela qual todos podem sair com vida! Uma luz que brilha e resgata qualquer um de nós se qual for a escuridão. Nesse momento eu sei que existem muitas famílias em luto. O Brasil está de luto diante dessa incomunicável dor causada por essa tragédia. Agarro-me a Fé em Jesus neste momento, lamento o sofrimento de todos, creio que a união da nossa Fé não ficará inerte, nesse Brasil, terra que o que se planta tudo dá, peço que todos nós plantemos de todo coração a certeza de que o Espírito Santo pode trazer consolo para os nossos corações. 
 Em meio a todo desespero da alma, a saída é Jesus! 

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão;


Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

Isaías 40:30-31


 Ele é a porta,
 Nossa Esperança
 André Luiz

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Mestre o Mar se revolta!

  Diante da vida, das tempestades dela, podemos reagir com perplexidade perguntando: "Mestre, por que o mar se revolta"? Alguns, diante da mesma circunstância, pensam que o Mestre precisa ser avisado e na tentativa de "ajudá-lo" gritam: "Mestre, o mar se revolta"!
  A pergunta da perplexidade não é a pergunta mais sábia, perturba a alma e adoece o nosso espírito. A grande verdade é que o mar da vida por vezes encontra-se revolto, não deveria ser surpresa para ninguém. O mar revolto é lugar de resignação, de quebrantar o coração, de estar bem perto Dele.
  Os que pensam poder lhe dar uma notícia que Ele ainda não saiba, ficam sem a melhor parte Dele. Dizem o que já se sabe, perdem a oportunidade de aprenderem em silêncio, perdem a chance de ouvirem o que ainda não sabem.
  A Fé não pergunta e nem responde, essa tal convicção que não precisa ver, contempla com serenidade o Seu agir. Esse firme fundamento que não que escolhe nada "palpável" para se apoiar, transpõe os maiores obstáculos.
  Muitas tempestades nascem dentro das nossas mentes, com Fé e paciência Ele coloca tudo no lugar! Enxugue as lágrimas, ouça o Salvador dizer: Sossegai! Não pense mais nisso, não procure todas as respostas, Ele sabe quando, e o quanto eu e você precisamos saber!

 Estou sossegado
 André Luiz 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Suco de manga

  Uma antiga mangueira, quem a plantou nem vivo é. Plantou a árvore e nem pode desfrutar da sombra. Que ironia. Muitas mangas, muitas mesmo! Caem aos montes, nem dá tempo de prová-las todas! Não esperam para cair todos os meses, caem todas numa época só! 
  O resultado é comer manga, tomar suco de manga, manga na salada, mousse de manga, manga para os vizinhos, manga para os amigos, até para os inimigos se eles quiserem, na terra da minha mãe diriam que é "o cão chupando manga", é muita manga! "Dá pano pra manga". Mangas que não acabam mais!
  Tenho que confessar... é manga até demais! Não queria nem mais vê-las! Tudo cheirava a manga. 
  Às vezes temos muita manga pra dar, tanta manga que nem queremos provar mais, pelo menos por um bom tempo. 
 Ontem eu ia pregar à noite e senti-me mal, achei que fosse desmaiar quando cheguei à igreja, a irmã me perguntou se eu queria um café, eu logo disse que sim e ela me desanimou dizendo que ia demorar um pouco, mas que havia suco pronto. Eu aceitei prontamente e quando dei a primeira golada ouvi ela dizer: "Tá bom o suquinho de manga pastor"? 
 Moral da história: Achamos que temos muito pra dar a ponto de acharmos que nem precisamos provar, mas existe o dia em que estamos a desfalecer e a própria manga que a gente dá para os outros, que "pensa que nem precisa", nos suscita ânimo para continuarmos a caminhada. Se não fosse o suco de manga não teria pregado, se não tivesse pregado eu "morreria", é o que eu mais amo fazer!!!

Mas guardei no coração: Preciso sempre provar daquilo que compartilho para outros! 

No final a irmã ainda disse:
"Mais suco de manga, pastor"?
Andre Luiz 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Um novo nome

  Ainda que a criança cresça e descubra que não gosta do seu nome, é bem verdade que os pais escolhem o nome que acham mais bonito para registrarem seus filhos. Queremos marcá-los com nomes que de alguma maneira expressem aquilo que sentimos por eles, aquilo que desejamos para eles.
  Lutamos a vida inteira para possuirmos "um nome", algo que nos identifique no meio da multidão. Muitos, sem muitas conquistas, valem-se e gabam-se de terem um nome sem manchas, imaculados, ainda que simples.
  O nosso nome é doce quando proferido por alguém de quem gostamos, ninguém almeja ter o seu nome envolvido em escândalos, o nosso nome resume ao longo da vida quem somos, aprovados no vestibular, eleitos para sermos síndicos do prédio (essa é péssima), numa lista de pessoas procuradas pela justiça (Deus me livre), numa revista, no coração de alguém (essa é ótima).
  Mas é surpreendentemente especial meditarmos naquilo que o nosso Pai Celestial tem em suas mãos para dar aos seus filhos. Podem apelidar-nos de algo de que gostemos ou não, podemos inventar nomes artísticos, mas só Deus pode dar-nos um novo nome. Esse nome não é para sermos chamados aqui na Terra, é para quando formos morar no Céu. Nesse novo nome, ninguém poderá colocar defeito, ninguém poderá fazer chacota, ninguém poderá manchar ou apagar, será eterno, ninguém conhecerá senão aquele que o recebe. Eu creio!

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

Será Maravilhoso
André Luiz 

Cavando um poço!

  Todos têm sede, todos querem água. Ao menor sinal de sede, queremos encontrar tudo pronto. O real desejo do nosso coração é que o mundo ajuste-se às nossas vontades, que todos nos deem atenção. Acho que comecei a escrever, para resolver um problema "sério", como falo baixo, ninguém me ouve e estou sempre sendo interrompido! Coitadinho de mim!   
  Eu acredito que Deus dê a água, creio também que Ele não sente prazer em ver, qualquer um de nós a desfalecer, porém tenho certeza que temos que "cavar o poço", fazer a nossa parte. 
  Ninguém gosta de cavar, mas todos gostamos da água. Cavar implica em estarmos em uma posição de trabalho até mesmo desconfortável, mas que vê à frente um benefício a ser conquistado. Durante o trabalho árduo, muitos tentam entulhar o poço ou até de passagem dizer: "Você não vai conseguir". Prepare-se, há pouca ajuda! Prepare-se, não existem muitos para motivá-lo. Prepare-se, quando vier a água, dela todos vão desejar beber!  

 E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra. 
Gênesis 26:22

Estou cavando um poço
André Luiz 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

E quando não consigo esquecer?

  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 
Filipenses 3:13

  Leio o que está escrito acima e penso: "E quando não consigo esquecer"? 

  Não existe um botãozinho em nenhum de nós chamado "esquecer". E tenho certeza que o Apóstolo Paulo não está sugerindo "apertarmos um botão", há um segredo para esquecermos das coisas que precisam ser apagadas de nós. Está ao alcance de todos, qualquer um pode pô-lo em prática. Paulo fala que esquece o que "fica para trás". Algo só fica para trás se andamos para frente. 
   Para andar para frente não é preciso dar todos os passos de uma só vez. Ninguém esquece porque luta para esquecer, o processo do esquecimento é concomitante com o processo de andar para frente. Quando o segundo acontece o primeiro segue o ritmo. 
  Não fique esperando que vá esquecer tudo o que quer na hora que quer. Não se martirize com isso. Basta andar para frente, um passo de cada vez. Quando digo que preciso esquecer algo, é exatamente a primeira coisa de que me lembro. Quando ando para frente a visão das coisas novas vai tomando-me de uma tal maneira, que o passado vai perdendo espaço dentro de mim. 
  Faça o que tem que ser feito, primeiro vão rir de você ou duvidar, passado algum tempo você vai continuar e as pessoas irão silenciar aos poucos, até que vão "esquecer" e num passo a mais que você der, será lembrado como aquele que transpôs os obstáculos, não se deteve no passado, e avançando viveu o novo que estava reservado para você.

  Seguro na Sua mão e vou!
  André Luiz 

Uma boa conversa

  Uma boa conversa começa espontaneamente e só termina porque existem coisas "chatas" para fazermos. Rimos dos problemas, lembramos com emoção de momentos marcantes, falamos, falamos e já não sabemos onde começamos e nem para onde vamos.
  Numa boa conversa ninguém compete com ninguém, ninguém faz pergunta indiscreta, são regras inegociáveis do bom encontro. Toda boa conversa é regada a bom humor, nada de "cara feia" afinal "quem não sabe brincar não desce pro play". 
  O tempo passa rápido, fica sempre alinhado um próximo encontro. Pode acontecer a qualquer hora, nunca é inconveniente, todo mundo fala, interromper não é falta de educação é excesso de entusiasmo.
  Falamos dos nossos sonhos, e em real time os olhos de quem nos ouve também brilham. Numa boa conversa não há nem cheiro de inveja, ninguém gagueja, falar é uma forma de amar. 
  Em tom de bate-papo sempre rolam confissões que não diminuem a ninguém, no máximo ouvimos: "Eu também", "Que coincidência, também sou assim". Alianças são feitas, ideias compartilhadas, projetos saem de dentro de nós e começam a tornarem-se realidade. É brisa suave, o bolo e a cereja, um som bom de violão, delicado perfume, é encontro de águas, é espetáculo de circo. Diálogos que marcam, são raros, mas ainda os vejo por aí! Gosto quando esbarro com essa feliz possibilidade. 

 Falei com Ele hoje
 Tivemos uma boa conversa
 André Luiz 

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O cupim e a tarefa

  A tarefa era desmontar o armário. Sacamos as ferramentas "necessárias" e para nossa surpresa... O cupim poupou-nos do desmanche! Foi chocante ver um móvel que havia sido um armário, onde por muitas vezes foram guardadas coisas de valor, onde as roupas ficavam arrumadas, o destino das roupas limpas... Que tristeza! Era uma vez um armário! 
  O pecado é como o cupim, vai chegando de mansinho e dá cabo do ser humano, silenciosamente vai "fragilizando" a madeira, vai pouco a pouco destruindo o que antes fora um "vaso" de honra, alguém com uma utilidade.
   Tem gente que coloca a culpa de tudo no diabo. Porém não foram necessárias ferramentas, não foi preciso sequer empregar força. O armário estava destruído por dentro, estava tomado de cupim. Antes de colocar a culpa em alguém olhe para dentro de você buscando purificar-se. A falta de cuidado com a nossa vida espiritual atrai os "cupins" da vida.
   A boa notícia é após limpar o local e colocar fogo sobre os restos mortais do armário, estava ali o lugar para um novo móvel. Ficou a lição: não deixar o cupim entrar! Ficou um lembrete: O armário só serve se estiver em boas condições. Jesus trabalha o homem, como o carpinteiro a madeira, faz dele alguém com valor e propósito, assim como o carpinteiro ao fazer de uma simples madeira cheia de nós, um lindo móvel.

Ele era carpinteiro
Andre Luiz

Se Deus é quem decide, por que devo orar?

  Em primeiro lugar devemos saber que Ele é quem decide! Depois perceber, que não devemos orar como quem tenta convencer Deus, sobre aquilo que nós queremos. Orar não é decidir por Deus, orar é aproximar-se Dele.
  Ao estarmos "perto" Dele, ganhamos nova visão sobre as coisas, Ele decide, Ele faz, Ele permite ou não, porém sem oração, sem buscá-lo, não conseguimos perceber o que fazer diante das mais variadas situações que vão acontecer por vontade ou permissão Dele.
 Orar faz bem para alma, enquanto orar obsessivamente por algum assunto adoece-nos. Orar é falar com Deus numa conversa que não cansa. Orar à Deus tira os nosso pés do chão e devolve-nos melhorados. Não é tentar vencê-lo pelo cansaço, é abrir o coração para Ele e deixar que Ele nos "ganhe"!        
  Ao orarmos à Deus nos sentimos vazios de todo lixo da alma. A oração traz o céu para dentro de nós, faz-nos enxergar, não apenas o que os nossos olhos podem ver, que a televisão não possa mostrar e que não está disponível em nenhum mural do Facebook.

Vamos orar!

Eu creio no poder da oração
André Luiz
Terapia de Cristo

sábado, 5 de janeiro de 2013

O Fruto da Fé

  Se quiser falar do fruto da Fé, vou precisar antes identificar, qual é o "fruto" do pensamento. De cabeça posso citar alguns: Preocupação; Estresse e Ansiedade. O sabor desses frutos é desagradável. Antes de negar o fruto da Fé, precisamos admitir que o fruto do pensamento é indesejável. Se eles existem é porque foram semeados. Quando falo de pensamento, não estou a falar de sensatez, nem tampouco de busca e empenho por aprender. Não estou falando do ato de pensar criativamente. Estou restringindo por ora àquelas ervas daninhas que nós mesmos "cultivamos" em nossas mentes.
  Se você quiser viver a Fé vai seguramente enfrentar perseguições, opiniões contrárias e até o nosso próprio entendimento (medos, dúvidas, desconfianças) vai tentar trair-nos. Se você exercitar a Fé, sentirá um "friozinho na barriga", vai perguntar a si próprio se está ficando maluco, vai sentir a angústia de abrãao (pedindo emprestado kierkegaard).
  Agora quero te dar uma notícia: É impossível viver sem Fé! Só quem não precisa da Fé é quem está morto. Sem Fé, a gente pensa um montão de besteiras, vive cheio de frescuras e paranoias, com Fé a gente cresce, transpõe obstáculos, enfim, vive o melhor da vida, crer que Ele existe e é galardoador daqueles que o buscam.

Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
Hebreus 11:8

 Cheio de Fé
 André Luiz

A Peregrina

    A saga dos primeiros colonizadores, discorre-nos um episódio sobre A Peregrina. Às vésperas do "Descobrimento do Brasil", castelhanos e portugueses "dividiram" o novo mundo entre si. Fora da partilha, os franceses não validaram tal divisão, explorando assim o desguarnecido litoral do que seria o Brasil. Astutamente os portugueses ao atracarem ao pé da nau francesa chamada A peregrina, armaram uma estratégia para prenderem os franceses e apreenderem tudo o que estivesse na Peregrina. 
   A espetacular captura da Peregrina, foi a gota d água para Portugal entender que teria que apressadamente colonizar o Brasil, já nesta altura descoberto a mais de trinta anos. Diante do exposto, e sem a ideia de Brasil, Portugal inicia então o período das Capitanias Hereditárias.
      Por vezes na nossa vida não damos valor aos territórios que descobrimos, não damos valor ao emprego conquistado, ao casamento tão sonhado, aos amigos de longa data... Quando isso acontece, "piratas" que não reconhecem o nosso Tratado de Tordesilhas, avançam para explorar nossas riquezas.
     É tempo de capturar A peregrina, é tempo de frustrar os planos do inimigo e apressadamente povoar as nossas conquistas com todo o nosso carinho e esmero. O que é nosso precisa ser bem cuidado, nossas conquistas precisam ser semeadas com o que há de melhor para que adiante possamos colher.

  Xô Peregrina 
  André Luiz 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ninguém tem somente o que merece

  Ninguém tem somente o que merece. Está aí um grande problema de todos nós, acharmos que tudo o que temos é porque merecemos! Fazer por merecer é um traço habitual de um caráter excelente, não há dúvida, contudo, achar que tudo o que temos é mérito nosso é ingênuo demais. 
  Aprecio quem luta para ter o que quer. Aprecio ainda mais aqueles que compreendem que recebemos dádivas das quais não somos merecedores. O discurso do mérito a todo custo, faz de nós egoístas e incompassivos, enquanto a humildade de reconhecer que nem tudo o que temos é porque merecemos, dilata o nosso coração, nos faz mais humanos, faz-nos enxergar o que na verdade nos liga à Deus - Sua Maravilhosa Graça. E com toda certeza essa Graça tem um nome - Jesus! Quem de nós pode dizer que fez algo para merecer tanto amor? 
  Não ame para ser amado como recompensa, não bata no peito declarando a posse de coisa alguma, eu e você não somos donos de nada, não julgue os outros, nada que fazemos, fará mais do que Jesus já fez, mas com toda certeza: Faça por merecer! 

 Sou devedor do Eterno
 André Luiz 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O Ponto de Partida

  O ano começou agora? O que exatamente eu preciso começar? Qual será o ponto de partida? Será que existe um?
  É quase que irresistível a "tentação" de render-se a uma dieta já prometida e frustrada em anos anteriores, de planejar, projetar, focar, emitir declarações sobre o ano que chega, como quem entende que algo realmente tenha começado.
  O problema é que corremos o risco de nos esquecermos que Deus é eterno e que a nossa noção do tempo é puramente didática, é como tentar explicar para uma criança, ela não vai entender com profundidade, é apenas uma forma de "saciá-la", até que ela cresça e compreenda como realmente as coisas são. 
  A eternidade de Deus implica em dizer que Ele é, sempre foi e sempre será. Relacionar-se com "alguém" assim, é incrivelmente maravilhoso! Ele sabe o que virá a acontecer! Obviamente isso não implica em dizer que Ele irá contar a você, portanto DEIXE DE SER CURIOSO! Mas ao mesmo tempo creia, tenha Fé, renda-se ao Dono dos Tempos Eternos.
 O ano começa quando você quiser e para qualquer assunto, pois o Senhor do Tempo é eterno! O que você precisa começar em 2013 ficará cada vez mais fácil de saber, quanto mais a sua vida estiver rendida à Deus. O ponto de partida é Ele e deve terminar Nele. Viver Nele e para Ele. É fantástico! 
  E não se esqueça: Faça a dieta! 


 Em 2013, 
Com Ele até o fim
 André Luiz